Casa da Lagoa
Localização:
Osório, Rio Grande do Sul
Ano:
2023
Área construída:
281,05 m²
Projeto arquitetônico:
Studio Bloco Arquitetura
Interiores:
Studio Bloco Arquitetura
Paisagismo:
Studio Bloco Arquitetura
Engenharia:
Paulo Ricardo Meneghini
Execução:
Hapa Construções
Imagens e vídeo:
Roberta Gewehr
A Casa da Lagoa é uma residência de finais de semana para uma família que mora na capital e que encontrou neste condomínio náutico um refúgio em meio à natureza.
Uma das principais diretrizes do projeto foi criar o máximo de aberturas para a frente do terreno para prevalecer o nascer-do-sol e as visuais incríveis para a Lagoa da Pinguela. Em função disso, a planta é organizada de forma que a área social seja voltada para a frente, visto que a área dos fundos é mais estreita devido à forma trapezoidal que o terreno possui. Portanto, o térreo organiza a área social (cozinha, estar, jantar, churrasqueira, lavabo e pátio) e o pavimento superior a área íntima (suítes e estar íntimo).
Para gerar privacidade à família, foram criados 5 painéis deslizantes que possibilitam criar espaços abertos ou fechados no térreo em diferentes situações, seja para ter um momento mais intimista com a família e amigos ou para controlar a incidência do sol.
Ao entrar na residência, já temos a visual para o pátio dos fundos, que acompanha as medidas da área social interna. Isso possibilita a maximização da iluminação natural, ventilação cruzada e um maior contato com a natureza, mesmo que do interior da casa.
A fachada principal recebeu o tratamento madeirado nos mesmos tons da madeira utilizada internamente, que contrasta com o piso e paredes em basalto irregular e os forros com acabamento no revestimento monolítico de Tecnocimento. Além da durabilidade e facilidade de manutenção desses materiais, suas aplicações reforçam o caráter atemporal da arquitetura da casa.
Além dos cômodos que tradicionalmente compõe uma residência, houve a solicitação especial de uma adega. Os clientes são grandes apreciadores de vinho e por isso o ambiente nasceu logo no início, durante o projeto arquitetônico da edificação e demandou diversos cuidados. Sua localização semienterrada, parede de concreto ciclópico, alvenarias de blocos de basalto e isopor, a tubulação enterrada a três metros de profundidade para resfriamento do ar do ambiente foram algumas das estratégias empregadas a partir de consulta específica sobre condicionamento de ar passivo.
A Casa da Lagoa é um exemplar dos trabalhos completos do Studio. Se por um lado o desenvolvimento do projeto arquitetônico da edificação dá forma à morada e define a relação entre os espaços e o exterior, por outro, o projeto de arquitetura de interiores resolve necessidades mais específicas da família e traduz a sua personalidade por todos os ambientes.